sexta-feira, 10 de março de 2023

CBF REGULAMENTA FUTEBOL MISTO NA BASE E EM COMPETIÇÕES AMADORAS

A partir de agora, o futebol misto, disputado por mulheres e homens, passa a ser regulamentado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A entidade oficializou nesta quarta (8) a prática com atletas dos dois gêneros no mesmo campo. A medida vale para a base e para campeonatos adultos amadores.

A regulamentação diz que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas. Já os torneios femininos seguirão de exclusividade de mulheres e meninas.

Não se trata, contudo, de uma obrigação. Aderir ao futebol misto ficará a critério de cada federação ou entidade organizadora. A ideia é estimular a iniciação de jogadoras que se enquadram abaixo da categoria sub-17. Elas sofrem com a falta de competições e, consequentemente, de equipes.

Para lidar com as diferenças de força física entre homens e mulheres, a CBF anunciou o Mecanismo de Dispensa Etária do Futebol Misto. Isso significa que atletas e equipes femininas de uma determinada categoria poderão participar de competições mistas em uma faixa etária inferior. Por exemplo, meninas com até 17 anos (sub-17) podem ser autorizadas a participar de competições mistas com meninos de até 13 anos (Sub-13). Esta regra vale apenas para a formação. Ou seja: não inclui as competições amadoras adultas.               

O futebol misto não é uma iniciativa exclusiva do Brasil. Em países como França, Holanda, Dinamarca e Alemanha, a prática é comum. Na Inglaterra, atletas de ambos os sexos também podem disputar competições estando no mesmo time, mas só até o sub-18.

Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário