domingo, 7 de agosto de 2022

CORINTHIANS TEM PRIMEIRA TORCIDA DE AUTISTAS DO BRASIL: OS ‘AUTISTAS ALVINEGROS’

Rafael Souza Lopes convidou Juliana Prado para executar uma idéia inusitada: criar uma torcida de autistas! E isso não ficou só no campo das ideias. Agora o Corinthians tem a primeira torcida de autistas do Brasil: os “Autistas Alvinegros”, que estreou com a faixa no Parque São Jorge, em um jogo do futebol feminino. E, ao debutar no estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, deu sorte ao time, que ganhou de 4 a 0 do Santos, pela Copa do Brasil.

A incomum iniciativa ganhou apoio mesmo de torcedores que não são autistas e abraçaram a causa. Atualmente, oito pessoas — entre autistas e neurotípicos — compõem uma espécie de diretoria da torcida. Eles têm também um grupo de WhatsApp (com mais de 230 participantes, entre autistas, familiares e profissionais da área), usado para compartilhar informações a respeito do tema , além de um perfil recente no Instagram já com mais de 4 mil seguidores, o @autistasalvinegros.

Ainda que eles mantenham contato com uniformizadas do Corinthians para organizar e participar de eventos juntos, os Autistas Alvinegros não são uma torcida organizada propriamente dita. Eles se definem como um movimento de inclusão social. “Os Autistas Alvinegros surgiram através do meu amor pelo Corinthians e pelo fato de eu me descobrir autista, tive um diagnóstico tardio aos 33 anos. Foi o casamento perfeito pra que tudo isso tivesse de fato um início”, narrou Rafael Souza Lopes, que é autista, tem 35 anos e trabalha como auxiliar de expedição. Então, segundo os próprios criadores, a torcida não é só para autistas, mas um movimento de inclusão social — criada, sim, por autistas, mas abraçando também familiares de autistas e simpatizantes da causa.

Fonte: Revista Autismo

Foto: Gustavo Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário