segunda-feira, 29 de novembro de 2021

FCF DIVULGA CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2022 DO FUTEBOL CEARENSE

A Diretoria de Competições da Federação Cearense de Futebol divulgou o Calendário das Competições de 2022 no Estado do Ceará.

O calendário conta com sete competições para o primeiro semestre: Cearense Série A, Série B, Sub-17,  Sub-20, Sub-13, Feminino Sub-20 e Sub-17. No segundo semestre, a primeira competição a ser realizada é o Cearense Sub-15. Além dele, mais três certames finalizam o ano, sendo o Cearense Série C a última competição a ser realizada.

Para ver o Calendário de Competições de 2022, clique aqui.

Fonte: FCF

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronadolima.14

domingo, 28 de novembro de 2021

CRIANÇAS E JOVENS COM AUTISMO ESTRELAM VÍDEO QUE É LANÇADO NO CINE BRASÍLIA

Na tela do Cine Brasília, a grande atração foi um vídeo estrelado por dezenas de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares. Nas cadeiras, olhares atentos a cada detalhe e muita emoção. A cada aparição no vídeo, palmas e assobios. Este foi o clima do lançamento do vídeo Uma Sinfonia Diferente , um projeto do Instituto Steinkopf.

Coordenado por Ana Carolina Steinkopf, o instituto desenvolve trabalhos que envolvem pessoas com TEA para promover o estudo e desenvolvimento de habilidades e competências delas. São projetos e iniciativas que valorizam e despertam o potencial das pessoas com autismo, envolvendo no processo de desenvolvimento a família de cada paciente – parte crucial de qualquer processo de aprendizagem.

Entre os projetos está o Uma Sinfonia Diferente, programa musical criado para promover o protagonismo de pessoas com autismo por meio do desenvolvimento de um espetáculo musical estrelado por elas.

Desde a criação do Instituto Steinkopf, em 2015, cerca de 2 mil crianças com autismo foram atendidas pelo programa e mais de 30 apresentações musicais foram realizadas em Brasília. Com a pandemia, o modelo foi modificado e, neste ano, não houve espetáculo final, mas um clipe, onde todos tiveram a oportunidade de apresentar suas habilidades e potencialidades.

A música cantada no vídeo, música From now on, fala sobre o desenvolvimento do potencial de pessoas autistas assista aqui ao vídeo:

Fonte: Contexto Exato

Foto: Adauto Menezes/Divulgação

sábado, 27 de novembro de 2021

FCF SOCIAL APOIA PROJETO DE FUTEBOL NO BAIRRO HENRIQUE JORGE

Em parceria com a Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Henrique Jorge, o FCF Social chega para apoiar o projeto de futebol do bairro. O objetivo da ação é fomentar a inclusão social e auxiliar o desenvolvimento de crianças e adolescentes através do esporte.

O projeto, idealizado pelo presidente da FCF, Mauro Carmélio, e pelo vice, Eudes Bringel, vai ajudar na manutenção e na continuidade de programas sociais com a entrega de kits de material esportivo, composto por calções, coletes, bolas, cones e apitos.

A solenidade de entrega de kits de material esportivo está marcada para esta manhã (27) no campo do Tocantins. Crianças de 10 a 14 anos serão beneficiadas com o projeto que vai desenvolver também atividades de fundamentos do futebol e trabalho coletivo.

Fonte: FCF

Foto: Pedro Chaves / FCF

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FORTALEZA CHEGA A MAIS DE 15 MODALIDADES ESPORTIVAS COM O TIME DE VÔLEI FEMININO EM PARCERIA COM A EQUIPE FÊNIX

O Fortaleza Esporte Clube agora terá um representante no voleibol! O Leão do Pici fechou parceria com a Equipe Fênix Voleibol Clube, equipe de vôlei feminino fundada em 2015 e que é a atual campeã do Torneio da Independência, no Circuito Militar. Agora, o Tricolor de Aço possui 17 modalidades esportivas, com a chegada de um esporte que é bastante popular em nosso país.

O Fênix foi criado com o intuito de montar uma equipe competitiva para representar o clube de modo a torná-la referência em qualidade esportiva, disputando as competições adultas de clubes. Com já participações em torneios como o Torneio do SESC, Campeonato Cearense e Liga de Voleibol.

Em comum acordo, o nome a ser utilizado será Fênix/Fortaleza Vôlei.  No Tricolor, a parceria chega com muita importância, tendo em vista que é um dos esportes favoritos do povo brasileiro, possuindo 11 medalhas olímpicas sendo 5 delas de ouro.

Além do fato do Leão se estabelecer cada vez mais como Clube, possuindo mais de 15 modalidades, são elas: futebol masculino e feminino, handebol feminino e masculino, basquete, futsal masculino, eSports, beisebol, hóquei, polo aquático, natação paralímpica (com Henrique Gurgel), basquete em cadeira de rodas, power soccer, paratletismo (com a Fah Fonseca), futebol americano, surfe e agora o vôlei feminino.

Fonte: FortalezaEC

Foto: Cristina Facundo

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

SÉRGIO ALVES É O NOVO EMBAIXADOR OFICIAL DO SÓCIO VOZÃO DO CEARÁ SPORTING CLUB

Após marcar seu nome na história dentro das quatro linhas, ser campeão como treinador na base alvinegra, comandar o futebol feminino, chegou a vez de Sérgio Alves reforçar o Alvinegro no Sócio Vozão. Agora o ex-camisa 11 do Vovô é o embaixador oficial do programa de sócios do Ceará Sporting Club.

O novo representante do Sócio Vozão será o representante oficial do clube nas ações com os associados do Time do Povo, que se estenderão tanto em dias de jogos, como em eventos diversos envolvendo o torcedor alvinegro.

A primeira participação de Sérgio Alves como embaixador aconteceu na ultima terça (23), na Loja Vozão Sede. O embaixador alvinegro recepcionou os torcedores que estavam presentes no ambiente e viveu um momento marcante com um alvinegro que se emocionou ao se encontrar com seu ídolo de infância.

Fonte: CearáSC

Foto: Fernando Ferreira/CearaSC

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

FUTEBOL FEMININO: CALENDÁRIO DE 2022 TERÁ QUATRO COMPETIÇÕES NACIONAIS

O calendário de 2022 do futebol feminino terá duas novas competições nacionais, além das já existentes primeira e segunda divisões do Campeonato Brasileiro (A-1 e A-2). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a criação da terceira divisão (A-3) e também da Supercopa do Brasil.

Entre as novidades divulgadas na segunda (22) também está a remodelagem da Série A-2, que terá redução de 36 para 16 clubes participantes. A competição reunirá os quatro rebaixados da Série A-1 de 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da Série A-2 deste ano.

A Supercopa do Brasil abrirá o calendário de competições do ano que vem. A disputa ocorrerá de 6 a 13 de fevereiro, em formato mata-mata. O torneio reunirá oito clubes –um por estado– mais bem colocados nas divisões A-1 e A-2 do Brasileirão deste ano. Os confrontos serão definidos por sorteio.

O já tradicional Brasileirão Feminino terá início no dia 6 de março seguirá com 16 equipes na disputa, e permanecerá com formato de pontos corridos na primeira fase, e mata-mata na segunda etapa. Está prevista uma interrupção em julho (de 19 a 2 de agosto) devido à Copa América Feminina. A final do Brasileiro está programada para 25 de setembro.

A debutante terceira divisão (Série A-3) no calendário do Brasileiro Feminino de 2022 terá representantes de todos os estados do país e também do Distrito Federal. A competição reunirá as 27 equipes campeãs estaduais, e mais quatro clubes mais bem posicionados no ranking nacional de clubes de futebol masculino de 2022, além de uma agremiação mais bem colocada no ranking nacional de clubes de futebol feminino de 2022.

Base

A CBF alterou também critérios e limites de idade das competições de base. Na temporada de 2022, o Brasileiro Feminino passa a contemplar as faixas etárias Sub-17 e Sub-20, além da Liga de Desenvolvimento da Conmebol Sub-16 e Sub-14.

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20

24 Clubes Participantes (13 datas e 90 jogos) - Início: 03/05 - Fim: 02/07

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17

12 Clubes Participantes (cinco datas e 22 jogos) - Início: 13/04 - Fim: 30/04

Torneio de Desenvolvimento de Futebol Sub-16 e Sub-14

16 Clubes participantes (cinco datas e 32 jogos) - Início: 03/12 - Fim: 11/12

Fonte: CNN

Foto: Marco Galvão/Agência Corinthians

terça-feira, 23 de novembro de 2021

FORTALEZA BASQUETE CEARENSE DESENVOLVEU AÇÃO COM CRIANÇAS DO LAR DOMINGOS SÁVIO

O Fortaleza Basquete Cearense no jogo diante o União Corinthians realizado na ultima sexta (19) desenvolveu ação com crianças de 04 a 14 anos, todas elas do Lar da Criança Domingos Sávio. Ação que tem como objetivo arrecadar alimentos e integrar garotada com o esporte. Nos dois últimos jogos no CFO, diante o Caxias do Sul e União Corinthians, respectivamente, o torcedor do carcará, além de garantir presença, iniciou ajuda a quem mais precisa.

Um momento dos mais marcantes no Ginásio do Centro de Formação Olímpica, quando cerca de 40 crianças puderam interagir com o craque do basquete do leão, Felipe Ribeiro.

O Lar da Criança Domingos Sávio é uma instituição filantrópica fundada pela irmã salesiana e missionária italiana Irmã Petronilla Isonni em Março de 1988 no bairro Vila União, cuja missão é acolher crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos e suas famílias carentes, oferecendo aulas de reforço escolar, arte, teatro, coral infantil, oficina de música (violão e teclado), lazer e esportes, oficina de leitura. 

Além das atividades o Lar da Criança oferece as crianças alimentação diária, atendimento odontológico e psicopedagógico gratuitamente.

O Fortaleza BC manterá para os próximos jogos pelo NBB a mesma integração e sempre na busca de ajudar a quem mais precisa.

Fonte: FortalezaEC

Foto: Reprodução Facebook / @lardomingossavio

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

CONHEÇA A HISTORIA DE CAMILA ALMEIDA QUE JOGA NA ASSOCIAÇÃO MENINA OLÍMPICA E FOI ELEITA EM ENQUETE A ZAGUEIRA DESTAQUE DO CAMPEONATO CEARENSE FEMININO 2021

No país do futebol as mulheres têm conquistado seus espaços na modalidade mais praticada no Brasil. Futebol também é coisa de mulher, sim! O nosso futebol cearense é conhecido por revelar grandes talentos por futebol nacional e mundial. Com o Cearense Feminino entrando em sua reta final da competição, o Canal e Blog De Olho no Lance fez uma enquete de atletas femininas que atuam de zagueiras e tem se destacado durante o estadual  e com grande potencial para brilhar mais ainda em outras competições dentro e fora do país.

Entre as 10 atletas selecionadas na enquete promovida pelo Canal e Blog De Olho no Lance que disputavam por interação nas mídias sociais, a cearense Camila Almeida que atua na Associação Menina Olímpica foi uma das concorrentes e eleita a zagueira destaque do Campeonato Cearense Feminino 2021.

Camila vem fazendo uma grande competição estadual, ela é uma das destaques do time feminino da Menina Olímpica. A zagueira com sua garra e liderança tem sido peça fundamental junto com o grupo e comissão técnica da campanha espetacular da Menina Olímpica neste estadual, a equipe está decidindo com o Ceará uma vaga na grande final.

Camila aos 7 para 8 anos já assistia seu irmão mais velho jogar e a vontade era grande de fazer o mesmo, por ser menina e pela idade era impedida de jogar. Mais isso não a impossibilitou de fazer sozinha. Tudo que envolvia jogo com bola, ela estava no meio. Então começou a se dedicar ao futsal e em 2018 conheceu a Associação Menina Olímpica onde sua vida esportiva mudaria, e como atleta cresceu e desenvolvei bastante sua parte técnica, tática e física.

Hoje aos 18 anos está concluindo o 3º ano do ensino médio. Com um bom futebol apresentado em jogos e competições pela Menina Olímpica foi para o Ceará onde viveu um grande momento em sua carreira. E no meio do ano recebeu a proposta de jogar o Cearense Feminino por empréstimo pelo clube que a projetou.

Entre as experiências que Camila levará por resto de sua vida estão às viagens para as competições e conhecer grandes nomes do futebol. E com certeza um dos momentos mais marcantes foi disputar o Brasileiro Sub-18 em São Paulo.

Camila tem em sua família sua principal inspiração e força para superar os obstáculos e dificuldades que aparecem em sua caminhada rumo ao seus objetivos no futebol. “Minha mãe, irmãos, avó e tios, são os meus pilares. Então hoje em dia o apoio dos familiares que acreditam em mim e apóiam os meus sonhos é essencial e que é impossível”, finaliza a zagueira.

Foto: Rafa Reis / @rafafotografa

domingo, 21 de novembro de 2021

JOVEM AUTISTA SUPERA BULLYING NA INFÂNCIA E TEM SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COMO PROFESSOR AUXILIAR DA PREFEITURA DE SERTÃOZINHO

Leonardo Soares Barbosa, de 20 anos e morador de Sertãozinho, interior de São Paulo, foi diagnosticado com TEA (Transtorno do espectro autista) aos oito anos. Mas desde sempre passou por cima das dificuldades que enfrentou na vida e iniciou um estágio como professor na rede pública.

Leonardo no passado sofreu bullying e agora pode auxiliar outras crianças com deficiência. Neste processo seletivo não foi beneficiado pelo sistema de cotas, e sim, pelo procedimento convencional com inscrições no CIEE, processo seletivo e entrevistas, como ocorreu com outros candidatos.

O jovem, que gosta da área de Exatas, escolheu o curso de Pedagogia por ter como inspiração o antigo professor de Matemática do ensino médio, José Reis, conhecido popularmente em Sertãozinho como Reizinho.

Para a professora do curso de Pedagogia da Anhanguera Sertãozinho, Cassia Regina Furtado, a história de Leonardo trouxe uma visão diferente sobre o autismo para toda a comunidade escolar, pois não é um assunto tão abordado, mas que precisa ser falado, entendido e respeitado.

A tão sonhada vaga foi recebida com alegria pela família. “Isso é um sonho, porque eu sou professora da educação especial e eu entendo que esse é o foco da inclusão por completo. Meu filho já planeja algo para o futuro dele”, comenta a mãe de Leonardo, Roberta Barbosa, que é formada em Pedagogia e atua como professora.

Léo encerra dando um conselho para quem, como ele, também tem autismo. “Não importa a deficiência, todos são capazes de fazerem o que quiserem! Não desistam dos seus sonhos, tenhamos a inclusão global com os todos os diferentes seres humanos, não importa a deficiência ou outros fatores”, aconselha.

Fonte: G1 São Paulo

Foto: Departamento de Comunicação PMS

sábado, 20 de novembro de 2021

CEARENSE SUB-17: COMEÇA HOJE OS JOGOS DE IDA DAS SEMIFINAIS QUE DEFINIRÃO OS FINALISTAS DO ESTADUAL

O Campeonato Cearense Sub-17 2021 entra na sua reta final. Hoje começa os confrontos de ida da Fase Semifinal em que o campeão terá como premiação, a vaga na Copa do Brasil da categoria em 2022.

Jogos de Ida das Semifinais:

20/11 - Juazeiro x Ceará- Estádio Moraisão ás 15h

20/11 - Floresta x Fortaleza - CT do Floresta ás 9h30

O clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final do confronto dentro do seu grupo estará classificado para a grande final.

Fonte: FCF

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

SINDICATO DOS ATLETAS DE FUTEBOL DO ESTADO DO CEARÁ REALIZARÁ AMANHÃ CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES DE FUTEBOL

O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado (SAFECE), atuante no segmento, segue firme em seu propósito de ofertar conhecimento aos atletas e ex-atletas profissionais de futebol do Estado do Ceará.  Amanhã (20) na R9 Academy de Fortaleza acontecerá mais um curso de formação de Monitor de Futebol do Safece.

Um evento com atividades práticas, palestras com os coordenadores do curso, entrega dos certificados, além de homenagens prestadas a ex-atletas que marcaram o futebol cearense.

A organização do evento não poupou esforços e todos os participantes receberão uniformes, máscaras personalizadas, pasta com material necessário para a aula prática.

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

TAÇA FARES LOPES 2021: DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS E OS CONFRONTOS DA COMPETIÇÃO

Em sua 12ª Edição a Taça Fares Lopes 2021 encerrou ontem (17) a Fase de Grupos da competição que definiu as quatro equipes que lutarão pelo título e terá como premiação, a vaga na Copa do Brasil de 2022.

Estão classificados para a Fase Semifinal: Barbalha, Caucaia, FC Atlético e Icasa. Esses quatro clubes classificados jogarão em partidas de ida e volta.

Jogos de Ida das Semifinais:

20/11 - Caucaia x Atlético-CE  - Estádio Domingão ás 15h

21/11 -  Icasa x Barbalha - Estádio Inaldão ás 15h

O clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final do confronto dentro do seu grupo estará classificado para a grande final.

Fonte: FCF

Foto: Franco Neto / @franconeto50

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

CEARENSE NAILTON OLIVEIRA QUE É ÁRBITRO ASSISTENTE FOI CONVIDADO PELA COMISSÃO DE ARBITRAGEM DA CBF PARA CONCENTRAÇÃO DE ÁRBITROS NA GRANJA COMARY

O Árbitro Assistente Nailton Oliveira foi convidado pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a concentração de Árbitros de Elite do Futebol Brasileiro para se apresentar a Granja Comary. 

O período acontecerá de 18 de novembro a 08 de dezembro de 2021, no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, a Granja Comary, em Teresópolis/RJ.

O objetivo da concentração é realizar treinamentos que englobam as competências técnicas, disciplinares, físicas, psicológicas e de trabalho em equipe, visando consolidar conceitos e aproximar os critérios técnicos e disciplinares nas decisões da arbitragem, para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro 2021.

Fonte: FCF

Foto: Pedro Chaves / FCF

terça-feira, 16 de novembro de 2021

CEARENSE FEMININO: COMEÇA HOJE AS SEMIFINAIS QUE DEFINIRÃO OS FINALISTAS DO ESTADUAL

O Campeonato Cearense Feminino 2021 entra na sua reta final. Hoje começa os confrontos de ida da Fase Semifinal da principal competição para clubes do estado do Ceará.

Confira os jogos de ida das Semifinais:

Guarany de Sobral x Ceará – Estádio do Junco ás 15h

Menina Olímpica x Fortaleza - Estádio Moraisão ás 15h

O vencedor do Campeonato Cearense de 2021 ganha uma vaga no Brasileirão Série A3 de 2022, a terceira divisão nacional do futebol feminino. Como Ceará e Fortaleza já estão classificados para o Brasileirão A2 2022, caso Vovô e Leão fiquem nas primeiras posições, a vaga irá ficar com a equipe que ocupar a terceira posição na tabela geral da competição. 

Fonte: FCF 

Foto: Amaral Torquato / @amaraltorquato16

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

CEARENSE SUB-17: DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO ESTADUAL 2021 E OS CONFRONTOS DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Cearense Sub-17 2021 encerrou ontem (14) a 2ª Fase (Quartas de Final) da competição estadual que definiu as quatro equipes que lutarão pelo título e terá como premiação, a vaga na Copa do Brasil da categoria em 2022.

Estão classificados para a 3ª Fase (Semifinal): Ceará, Floresta, Fortaleza e Juazeiro. Esses quatro clubes classificados jogarão em partidas de ida e volta.

Semifinal 1: Ceará x Juazeiro

Semifinal 2: Fortaleza x Floresta

Pela tabela da competição os jogos da ida na Fase Semifinal estão previsto para acontecer no próximo sábado (20) ou domingo (21) e os jogos da volta dia 27 ou 28/11. O clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final do confronto dentro do seu grupo estará classificado para a grande final.

Posteriormente, a Diretoria de Competições irá divulgar os locais, as datas e horários dos confrontos.

Fonte: FCF

Foto: Lenilson Santos

domingo, 14 de novembro de 2021

AUTISMO E BULLYING: COMO AJUDAR A CRIANÇA A LIDAR, FORTALECENDO A AUTOCONFIANÇA E A AUTOESTIMA DE SEU FILHO?

Pesquisas recentes apontam para uma alta prevalência de bullying entre pessoas com autismo. A vulnerabilidade das crianças com autismo ao bullying está intimamente relacionada à falta de habilidades sociais.

Eles têm dificuldade em interpretar pistas sociais e compreender as intenções dos outros; isso pode fazer com que muitas vezes se tornem vítimas de bullying.

Hoje, você vai entender como pode apoiar as crianças da maneira ideal para que elas se tornem mais fortes, e vamos explicar quando se fala de bullying, quais os sinais indicam que a criança pode estar sofrendo bullying.

O que é o bullying

O bullying pode ser definido como a violência repetida, podendo ser ela verbal, física ou psicológica.

Essa violência também é encontrada dentro da escola. É o ato de um ou mais alunos contra uma vítima que não consegue se defender. Quando uma criança é insultada, ameaçada, empurrada ou recebe mensagens abusivas repetidamente, pode ser considerado bullying.

Alguns exemplos de bullying

  • Zombar de alguém ou fazer piada sobre eles às custas deles
  • Ignore alguém ou deixe-o para trás
  • Empurrar, puxar, bater, chutar ou qualquer outro ato físico
  • Vendendo rumores sobre uma pessoa
  • Ameaçar alguém
  • Forçar uma pessoa a participar de jogos degradantes ou humilhantes contra seu consentimento ou sem garantir seu consentimento

Sinais de alerta

Você acha que seu filho está sofrendo bullying? Aqui estão os sinais de alerta a serem observados:

  • Se ele costuma voltar da escola com roupas sujas e estragadas, se sente falta de roupas, livros e itens pessoais regularmente
  • Encontra desculpas para não ir para a aula ou seus resultados escolares caem drasticamente
  • Fica  mais ansioso do que o normal ou não estava ansioso e está se tornando
  • Está deprimido ou menos feliz do que o normal, ele parece preocupado ou triste
  • Tem mais dificuldade de concentração
  • Aparece com contusões, arranhões, feridas mais ou menos importantes e não explica como fez isso
  • Você observa mais intensidade em seus comportamentos repetitivos
  • Está mais irritado, tem comportamentos mais desafiadores sem que você encontre a causa

Não importa quais ações usem, a vítima dos ataques de bullying sofre e geralmente não sabe como se defender deles. Os valentões se aproveitam disso e a situação piora a cada dia.

Como combater o bullying em crianças com autismo 

Os adultos devem facilitar relacionamentos saudáveis entre as crianças. Pais e professores, bem como todos os outros adultos envolvidos com crianças, devem trabalhar para criar ambientes positivos para promover interações positivas com colegas e minimizar o potencial de interações negativas com colegas, como bullying e assédio.

As atividades sociais em crianças podem configurar uma dinâmica de grupo positiva ou uma dinâmica de grupo negativa.

É importante que os adultos estruturem a vida das crianças de tal forma que o comportamento agressivo e intimidador não possa se desenvolver ou florescer.

Por exemplo, quando as equipes são escolhidas para esportes, é melhor designar as crianças às equipes em vez de escolher os capitães das equipes e permitir que eles escolham outras crianças, pois isso pode favorecer a situação em que algumas crianças acabam sendo excluídas.

Quando os colegas se reúnem para assistir a um episódio de bullying, o episódio tende a durar mais, pois o agressor é reforçado pela atenção de outras pessoas.

Se os colegas intervirem, no entanto, o episódio de bullying pode parar imediatamente.

Como os pais podem ajudar

Como pai, existem algumas maneiras de ajudar uma criança com autismo que sofre bullying.

  • Informe os funcionários da escola se você souber de seu próprio filho ou de outra criança sofrendo bullying.
  • Ajude o seu filho a falar sobre o problema
  • Estimule a fazer amigos, incentivando momentos de brincadeira fora da sala de aula com outras pessoas.
  • Converse com seu filho sobre o bullying e por que é errado maltratar os outros. Ofereça exemplos de interação boa e aceitável com outras pessoas.

Como os professores podem ajudar

Os professores geralmente estão na linha de frente quando o bullying ocorre durante o dia escolar. Existem alguns passos que você pode tomar se você for um professor para ajudar uma criança autista a evitar ser intimidada ou escapar de uma situação de intimidação.

  • Sempre siga os procedimentos da escola para relatar e abordar o comportamento de bullying.
  • Incentive o aluno vítima de bullying a falar sobre o que aconteceu. Isso ajuda o aluno a saber que você acredita nele e está preocupado.
  • Se o aluno não puder verbalizar o que aconteceu, use métodos de escrita, registro no diário ou desenho.
  • Tranquilize o aluno que relatar a situação não é uma “fofoca” de outro aluno.

Todas as estratégias mencionadas aqui têm um objetivo comum: fortalecer a autoconfiança e a autoestima de seu filho.

Porque somente quando ele se sente forte e autoconfiante por dentro ele pode mostrar essa força para o mundo exterior. O melhor curso de autodefesa ou prevenção é inútil se seu filho permanecer ansioso e inseguro por dentro.

Portanto, tudo o que fortalece seu filho internamente também é a melhor proteção contra o bullying.

Fonte: Instituto NeuroSaber

Foto: Reprodução

sábado, 13 de novembro de 2021

CEARENSE SUB-17: JOGOS DE VOLTA DAS QUARTAS DE FINAL DEFINIRÁ OS SEMIFINALISTAS DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Cearense Sub-17 2021 definirá neste final de semana os semifinalistas da competição. Hoje (13), Ferroviário e Floresta duelam no Elzir Cabral, às 9h30. No último sábado (6), o Verdão da Vila venceu o clube coral por 1 a 0 e joga por um empate para classificar. O Tubarão da Barra precisa de uma vitória por dois gols de diferença.

No mesmo horário, no Franzé Morais, o Ceará recebe o Terra e Mar. Com o triunfo no primeiro confronto por 3 a 0, o Vozão pode perder por até dois gols de diferença para avançar de fase.

Mais tarde, às 15h, no CT Ribamar Bezerra, o Fortaleza recebe o Pague Menos podendo perder por até quatro gols de diferença. No primeiro duelo, o Leão venceu por 5 a 0 no CT Pague Menos.

Juazeiro e Anjos do Céu duelam no Franzé Morais amanhã (14) às 15h. As duas equipes empataram por 1 a 1 no sábado (6) e uma vitória simples coloca o vencedor da partida na Fase de Semifinal.

Fonte: FCF

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

CURSO DE LICENÇA C DA CBF ACADEMY É REALIZADO COM SUCESSO EM FORTALEZA

Na ultima quarta (10), chegou ao fim o curso para profissionais que atuam ou desejam atuar no futebol na condição de treinadores de escolas de futebol.

O curso teve início em junho deste ano e devido à pandemia, as aulas práticas foram iniciadas na sexta (5) e foi realizado no Centro de Treinamento Felipe Santiago (CT do Floresta).

Ao todo, 25 alunos sendo dez nordestinos e quatro cearenses (Francisco de Assis, Goudemberg Menezes, Jorge Luiz e Brasileiro Neto), tiveram uma carga horária de 150h, divididas em três partes: online, presenciais e práticas.

A Licença C da CBF tem o objetivo de qualificar o profissional que atua ou deseja atuar no futebol na condição de treinador em escolas de iniciação para crianças e adolescentes, para uma prática profissional competente e atualizada cientificamente alicerçada em bases de natureza ética e científica.

Fonte: FCF

Foto: Reprodução do site da FCF

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

CEARENSE SÉRIE A 2022: É HOJE A REUNIÃO DO CONSELHO TÉCNICO COM REPRESENTANTES DOS CLUBES NO HOTEL MAREIRO

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, convocou os representantes dos clubes para o Conselho Técnico do Campeonato Cearense Série A 2022. O encontro vai definir a fórmula de disputa e os detalhes da nova edição do Estadual.

O encontro acontece hoje (11), às 11h, no Mareiro Hotel, na Av. Beira Mar. Cada clube poderá levar até dois representantes na reunião.

Ceará e Fortaleza, que representam o Estado na Copa do Nordeste, não devem participar do campeonato desde o início. Isso permite que o Estadual comece mais cedo que o previsto no calendário da CBF para 2022 (26 de janeiro), já que as equipes envolvidas encerraram temporada antes e vão ter cumprido o período de férias e pré-temporada.

O Campeonato Cearense oferece duas vagas na Copa do Brasil, uma para a Copa do Nordeste, além de três vagas para a Série D do Brasileiro.

Confira a relação de equipes participantes do Conselho Técnico: Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Atlético Cearense, Pacajus, Crato, Icasa, Caucaia, Maracanã e Iguatu.

Fonte: FCF

Foto: Pedro Chaves / FCF

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

CONHEÇA A HISTORIA DE VANESSA PAREDÃO QUE JOGA NO GUARANY DE SOBRAL E FOI ELEITA EM ENQUETE A GOLEIRA DESTAQUE DO CAMPEONATO CEARENSE FEMININO 2021

Ser jogador de futebol também é sonho de menina e no país do futebol onde a maioria quer ser atacante e poucos querem ser goleiro (a). E ser goleiro (a) é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo você deve evitar. O nosso futebol cearense é conhecido por revelar grandes talentos por futebol nacional e mundial. Com o Cearense Feminino entrando em sua reta final da competição, o Canal e Blog De Olho no Lance fez uma enquete de atletas femininas que atuam de goleiras e tem se destacado durante o estadual  e com grande potencial para brilhar mais ainda em outras competições dentro e fora do país.

Entre as 10 atletas selecionadas na enquete promovida pelo Canal e Blog De Olho no Lance que disputavam por interação nas mídias sociais, a cearense Vanessa Paredão que atua no Guarany de Sobral  foi uma das concorrentes e eleita a goleira destaque do Campeonato Cearense Feminino 2021.

Vanessa vem fazendo uma grande competição estadual, ela é uma das destaques do time feminino do Guarany. A goleira com passagens em clubes importantes do futebol feminino como a Menina Olímpica e o Ceará tem sido peça fundamental junto com o grupo e comissão técnica da campanha espetacular do Cacique do Vale neste estadual, a equipe se classificou para a semifinal onde enfrentará o Ceará por uma vaga na grande final.

A paixão pelo futebol na vida de Vanessa começou muito cedo, quando ela acompanhava seu pai nos jogos de futebol amador em sua cidade, e por certo tempo passou a exercer a função de gandula. Em 2011 recebeu a primeira oportunidade para começar a treinar pelo time do Ajax de Granja, mesmo tendo de se deslocar de Camocim para o local de treinamento e pelas dificuldades financeiras, Vanessa estava decidida a lutar contra todos os obstáculos que aparecesse rumo ao seu objetivo.

Com o passar dos anos, a goleira se tornou conhecida e seu trabalho reconhecido. Foi então que em 2014 recebeu a primeira proposta de jogar pelo profissional do Caucaia Esporte Clube, onde passou dois anos. Em 2016 chegava à Menina Olímpica (um dos maiores clubes formadores de futebol feminino estadual e nacional), onde conquistaria seu primeiro titulo cearense. Pelo Piradinhas de Massapê foi campeã sobralense invicta e eleita melhor goleira da competição.

Sua dedicação e um grande trabalho foram fundamentais para que em 2018 viesse a defender o Ceará onde conquistaria mais um titulo cearense. Pelas redes sociais soube que o Guarany estava realizando uma peneira, se inscreveu onde teve um bom desempenho e foi selecionada para defender as cores do bugre sobralense.

Vanessa é muita focada naquilo que quer, dedicação e esforço são características presentes no seu dia a dia. Sua família é a sua principal inspiração para que possa está lutando todos os dias em busca de seu espaço e um lugar privilegiado nessa estrada chamada futebol, “graças a Deus tenho minha família como base pra tudo e sempre me dando todo o apoio necessário  nas minhas decisões  na carreira do futebol”, finaliza a arqueira do Guarany.

Foto: Reprodução

terça-feira, 9 de novembro de 2021

INCLUSÃO E FUTEBOL: FORTALEZA LANÇA “PASSAPORTE SOCIAL” PARA LEVAR TORCEDORES DE BAIXA RENDA AO ESTÁDIO NA SÉRIE A E GERA DOAÇÕES NAS REDES

Torcedores do Fortaleza que talvez nunca pisaram em um estádio de futebol ou que devido ao momento financeiro que o país atravessa terão a oportunidade de fazê-lo nesta reta final da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor lançou o projeto Passaporte Social, que promove o acesso de torcedores de baixa renda aos últimos cinco jogos do Leão em casa pela Série A do Brasileirão 2021.

A ação promove um pacote de ingressos a R$ 60 para as últimas cinco partidas em casa do Fortaleza. A ideia é atingir torcedores de baixa renda, ou seja, aqueles que ganham até meio salário mínimo por pessoa e até três salários mínimos de renda mensal total.

Confira os jogos:

·   31ª rodada: vs. São Paulo | 10/11 – 21h30

·   33ª rodada: vs. Ceará | 17/11 – 21h30

·   34ª rodada: vs. Palmeiras | 20/11 – 19h

·   36ª rodada: vs. Juventude | a definir

·   38ª rodada: vs. Bahia | a definir

Com lote limitado de ingressos, o torcedor que desejar adquirir o Passaporte pagará um valor único de R$ 60,00, saindo assim, cada ingresso pelo valor médio de R$ 12 por jogo. O pré-requisito para ter direito é ter registro no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. As entradas são destinadas ao Portão M, que dá acesso ao setor Inferior Norte.

A compra está sendo realizada apenas em lojas físicas da Leão 1918 e Pici. Deve ser apresentado o CadÚnico, RG e CPF pois será emitido apenas um ticket conjunto com dados pessoais que serão checados na entrada do estádio. Em caso de fraude, os ingressos serão cancelados.

Fonte: GCMais

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

CEARENSE FEMININO: DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DO ESTADUAL 2021 E OS CONFRONTOS DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Cearense Feminino 2021 encerrou ontem (7) a quinta e última rodada do Estadual. No Junco, a Menina Olímpica venceu o Guarany por 2 a 0. Ambas as equipes estão classificadas para a próxima fase.

O Fortaleza goleou o Tianguá por 9 a 0 no Tancredão e confirmou a sua classificação. E no João Ronaldo, o Ceará também goleou o São Gonçalo por 7 a 0 e ficou em primeiro lugar na classificação geral.

Para a Fase Semifinal, os confrontos já estão definidos. As datas serão divulgadas posteriormente pela Diretoria de Competições da Federação Cearense de Futebol.

Confira os duelos:

Semifinal 1: Guarany x Ceará

Semifinal 2: Menina Olímpica x Fortaleza

Fonte: FCF

Foto: Carolina Romanholi

domingo, 7 de novembro de 2021

AUTISMO E ADOLESCÊNCIA: O QUE FAZER QUANDO AS CRIANÇAS CRESCEM?

O primeiro amor, o primeiro beijo e muitas outras descobertas marcam a adolescência. É um período de sentimentos confusos, quando as crianças deixam de ser tão infantis e inocentes para começar a descobrir o próprio corpo e os dos outros. A ação dos hormônios leva ao amadurecimento e os jovens autistas se desenvolvem sexualmente, mas, continuam presos a seu mundo infantil.

É preciso que pais, escola e profissionais acolham essas mudanças e orientem os adolescentes. É a hora em que a vontade de fazer amigos é mais forte, mas uma barreira invisível parece impedir o contato. Na adolescência acontecem as primeiras paixonites e o sentimento de rejeição pode ser muito forte e levar à depressão. Enfim, as crianças estão crescendo independentemente do espectro e será preciso prepará-las da melhor forma possível para o futuro.

Um pouco de autonomia

Os autistas severos ainda podem ter dificuldade para se alimentar ou tomar banho e se vestir sozinhos. Não dá mais para adiar essa conquista. Os pais podem contar com a ajuda de profissionais, como psicólogos e terapeutas ocupacionais, para agir. Uma dica preciosa é criar uma rotina simples, com tarefas essenciais como sempre escovar os dentes depois das refeições e antes de dormir.

Mudanças são um ponto sensível para os autistas, então, uma vez criados esses hábitos, o adolescente ganhará autonomia. É preciso que os pais abram espaço para esse crescimento. Deixem que o jovem escolha o que vestir e o que comer, por exemplo. É hora de permitir a vaidade e ensiná-lo a se virar quando os pais não estão por perto. 

Para as crianças que já conquistaram essa autonomia básica, o desafio serão as mudanças no corpo. As explicações precisam ser claras e ajustadas ao nível de compreensão.

A ajuda deve ser prática. Alguns autistas são muito sensíveis a cheiros. Ajude a escolher o desodorante se necessário. As meninas precisam aprender a usar o absorvente e a cuidar da higiene. O barbear dos meninos é outro ponto de atenção. Pode ser uma boa ideia oferecer um barbeador elétrico, mais fácil de usar do que as lâminas, por exemplo. Lembre as crianças de que crescer é natural. Nada de errado ou ruim está acontecendo.

Sexualidade

Os especialistas não sabem por que, mas a incidência dos transtornos do espectro autista é muito mais presentes nos garotos. A proporção é de quatro meninos para cada menina. Com o despertar dos impulsos sexuais, a masturbação e o interesse sexual são impactantes aos garotos. É preciso orientar com firmeza sobre o comportamento correto para evitar que os meninos se masturbem em público, por exemplo.

A comum dificuldade de relacionamento será ainda mais pronunciada nos autistas. A rejeição da primeira paixonite pode ser devastadora. É preciso haver orientação psicológica e atenção para evitar quadros de depressão e outros transtornos comportamentais.

Os adolescentes autistas também têm uma percepção diferente das intenções e do comportamento de outras pessoas. É preciso ficar atento para possíveis casos de abuso sexual.

A escola

O sentimento de muitos pais é de que a escola diminui os cuidados à medida que a criança cresce. Por mais difícil que seja fazer mudanças para os portadores dessa condição é fundamental que o adolescente esteja em um ambiente seguro. Busque uma instituição que realmente investe na inclusão e combate o bullying com efetividade.

Existe a mística de que os autistas são pessoas geniais. É verdade que alguns gênios, como Einstein, são reconhecidamente autistas, mas em geral existe certa dificuldade de aprendizagem. É preciso que a escola ajude a criança a aprender da melhor forma possível.

Autismo não é doença. Não há cura para esse distúrbio de desenvolvimento, mas as crianças crescem e precisam do apoio de toda a sociedade para viverem bem.

Os autistas mais funcionais, na fase da adolescência, irão se afastar um pouco dos pais. Incentive a participação em grupos de apoio com outros jovens autistas. É hora de crescer em todos os sentidos e deixar crescer é um desafio que se pode vencer.

Fonte: Hospital Presidente

Foto: Reprodução

sábado, 6 de novembro de 2021

CBF SOCIAL: MACEIÓ SERÁ A CAPITAL DO FUTEBOL FEMININO, RECEBERÁ NOVA SELETIVA QUE CONTARÁ COM FESTIVAL E SEMINÁRIO

Maceió vai receber nos dias 11, 12 e 13 deste mês uma das maiores iniciativas de futebol feminino do Brasil. Pela segunda vez, o projeto CBF Social chega à capital alagoana para agitar as meninas da terra da Rainha Marta. Serão três dias de programação, com seletiva, festival e seminário, no Complexo Esportivo da Ufal. A iniciativa é da CBF em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF), Prefeitura de Maceió e Ufal.

Sucesso na edição de 2019, a seletiva de futebol feminino está com inscrições abertas para meninas de 13 a 19 anos, que podem ser feitas no portal CBF Social no link http://portalcbfsocial.cbf.com.br/seletiva_feminino_maceio.

A seletiva, que ocorrerá no sábado (13), das 9h às 14h, terá a presença de observadores técnicos de clubes brasileiros que avaliam as atletas. O objetivo é identificar jovens talentos, resultando na captação de jogadoras para os clubes participantes.

Mas na sexta (12), um dia antes da seletiva, haverá o Festival de Futebol Feminino, atividade que tem a parceria da Prefeitura de Maceió e contará com meninas estudantes da rede municipal de ensino, na faixa etária de 7 a 12 anos. O festival consiste em uma sessão de brincadeiras e jogos em diferentes formatos orientados a essas meninas.

Já para os profissionais, gestores e acadêmicos, a programação contará com o Seminário de Futebol Feminino, no dia 11, no Auditório da Ufal, das 14h às 18h, abordando temas de relevância para o universo das mulheres no futebol brasileiro, em várias áreas do conhecimento.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo link:

http://portalcbfsocial.cbf.com.br/workshop_voluntarios_maceio.

Todos os participantes terão direito a certificado.

Fonte: GazetaWeb

Foto: Reprodução

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF) APRESENTOU PROPOSTA DE CALENDÁRIO AOS CLUBES PARA A TEMPORADA 2022

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou ontem (4) a proposta de calendário para a temporada de 2022. O encontro teve a presença dos 27 presidentes de federações estaduais e representantes dos 40 clubes das Séries A e B.

O Flamengo pediu a antecipação da proposta em uma semana, com início dos estaduais em 15 de janeiro. A ideia é que tenha menos conflitos com a Data Fifa. Na atual proposta da CBF, dos oito intervalos dedicados a jogos de seleção, três vão ter jogos de competições nacionais.

Alguns representantes de clubes do Nordeste apoiaram a proposta do Flamengo, isto porque evitaria também maior conflito com a Copa do Nordeste, mas, apesar da CBF garantir que estudaria a proposta rubro-negra, dificilmente vai haver mudanças. Algumas federações estaduais também preferiram a proposta da CBF. 

A entidade afirmou que irá estudar a proposta do Fla, embora as federações se mostraram a favor do que foi apresentado pela CBF.

Confira as datas das competições:

- Estaduais (datas a definir por federações) - 26/1 a 3/4

- Copa do Brasil (14 datas) - 23/2 a 19/10

- Supercopa do Brasil (1 data) - 20/2

- Copa Libertadores (17 datas) - 23/2 a 29/10

- Copa Sul-Americana (13 datas) - 6/4 a 1/10

 Campeonato Brasileiro

- Série A (38 datas) - 10/4 a 13/11

- Série B (38 datas) - 9/4 a 5/11

- Série C (26 datas) - 10/4 a 1/10

- Série D (24 datas) - 17/4 a 25/9

- Férias - 14/11 a 13/12

- Copa do Mundo - 21/11 a 18/12

Fonte: Onefootball

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

CONHEÇA A HISTORIA DE LUAN MENDES QUE JOGA NO FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE E FOI ELEITO EM ENQUETE O LATERAL MAIS PROMISSOR DO CAMPEONATO CEARENSE SUB-17 2021

Quem nunca sonhou um dia ser jogador de futebol? Mundialmente conhecido, o futebol é o desejo de milhões de crianças e jovens. O nosso futebol cearense é conhecido por revelar grandes talentos por futebol nacional e mundial. Com o Cearense Sub-17 entrando em sua reta final da fase classificatória, o Canal e Blog De Olho no Lance fez uma enquete de jovens atletas que atuam de laterais mais promissor do estadual e com grande potencial que buscam chegar ao time profissional e brilhar dentro e fora do país e do continente.

Entre os 10 atletas selecionados na enquete promovida pelo Canal e Blog De Olho no Lance que disputavam por votação popular e interação nas mídias sociais, o cearense Luan Mendes que atua no Ferroviário Atlético Clube foi um dos concorrentes e eleito o lateral mais promissor do Campeonato Cearense Sub-17 2021.

Luan Mendes vem fazendo uma grande competição estadual, ele é um dos destaques do time sub-17 do Ferroviário. O lateral com passagens por outros clubes cearenses que são destaques na formação e revelação de talentos tem sido peça fundamental junto com o grupo e comissão técnica da campanha espetacular do ferrão neste estadual, a equipe se classificou para a 2ª da competição.

Luan sempre teve uma grande paixão pelo futebol, seu pai desde cedo já o incentivava a fazer as primeiras jogadas. Brincar de bola era sua brincadeira favorita e aos 10 anos entrou na escolinha do Fortaleza, a alegria não era só dele como de seu pai também que se fazia presente em todos esses momentos. Aos 12 anos fez um teste no Estação onde foi aprovado e ali conquistava seu primeiro titulo cearense.

Pelo Estação teve a oportunidade de fazer uma avaliação num grande clube paulista, onde infelizmente sofreu uma lesão. Em seu retorno para casa foi jogar na Pague Menos na categoria sub-15 com apenas 14 anos. Ao fazer uma boa competição foi chamado para retornar ao Fortaleza onde passou uma temporada e foi indicado a concorrer como melhor lateral do ano. Logo em seguida foi para o Juazeiro, mesmo sendo longe de sua, seu pai sempre o levava para os treinos e foi no azulino que Luan evoluiu muito mais tecnicamente e taticamente.

Com o inicio de 2021, Luan tinha a opção de retornar ao Juazeiro, mas o projeto e a reestruturação da base do ferrão em conversa com seu pai foi decisivo em optar pelo tubarão da barra onde tem feito uma grande competição no sub-17.

Luan carrega na bagagem títulos importante como: Campeão Interno dos Jogos das escolinhas do Fortaleza, Campeão Cearense Sub-13 em 2017 pelo Estação, Vice Campeão Sub-15 pela Pague Menos, Campeão da Copa Seromo pelo Fortaleza.

Luan é muito decidido naquilo que quer, segue treinando intensamente e tem na família sua principal força e inspiração para está lutando todos os dias nessa estrada chamada futebol onde tem buscado se firmar cada vez mais, ”minha família é sempre muito presente sabe, sempre estão ali  quando preciso de algo, principalmente meu pai, minha mãe, meus irmãos, devo muito a eles, se eu cheguei onde eu to, muito é por eles, nunca me deixam faltar nada, e estou trabalhando pra no futuro, nunca deixar faltar nada pra eles”, finaliza o lateral.

Foto: Lenilson Santos / FerroviárioAC