sábado, 28 de março de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – ROGÉRIO CENI


Rogério Ceni é o maior ídolo da historia do São Paulo Futebol Clube e atuava como goleiro, defendeu o clube paulista durante vinte e cinco anos, sendo destes, dezoito anos como titular do time. E atualmente ele está no comando técnico do Fortaleza Esporte Clube.

Paranaense de Pato Branco, morou também em Curitiba e cresceu em Sinop, no Mato Grosso. Era o caçula dos quatro filhos da família, que lhe deu o apelido de Kiko. O pai conta que Rogério foi temporão, ou seja, não estava planejado.

Na escola, além do futebol, Ceni se destacava no vôlei. Antes de se tornar o maior goleiro-artilheiro do futebol mundial, Rogério chegou a ser convocado para a seleção mato-grossense de vôlei. Ele também pratica tênis.

Na adolescência, trabalhou como office boy em uma agência do Banco do Brasil em Sinop. Seguir empregado no banco, aliás, foi à condição para que o pai o autorizasse a tentar a sorte no futebol.

Aos 16 anos, Ceni ingressou no Sinop, o time da cidade. Era o terceiro goleiro, até que, no Campeonato Mato-Grossense de 1990, teve a primeira chance como titular no time profissional.

Nesse mesmo ano (1990), aos 17 anos foi contratado pelo São Paulo, equipe da qual foi titular de 1997 até 2015. Sua principal característica foi a lealdade ao clube que serviu por 25 anos ininterruptos, sendo atualmente o jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo clube na história do futebol mundial.

Rogério possui inúmeros outros recordes expressivos, tal como o de maior número de gols marcados por um goleiro na história do futebol mundial, o jogador que mais vezes foi capitão de uma mesma equipe (982 jogos), e também o de jogador que mais venceu por um mesmo clube na história (com mais de 601 vitórias, batendo o recorde de Ryan Giggs, que era de 589 vitórias).

Pela equipe do São Paulo, venceu o Campeonato Paulista (3 vezes), Brasileiro (3 vezes), Libertadores (2 vezes) e Mundial (2 vezes), Copa Sul Americana, entre muitos outros.

Pela seleção brasileira, foi campeão da Copa das Confederações, em 1997, e da Copa do Mundo do Japão/Coréia do Sul, em 2002.

Desde 2017 Rogério trabalha como técnico de futebol, ele já treinou os seguintes times: São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e atualmente ele está à frente da equipe do Fortaleza.

Como treinador está fazendo história no comando do Fortaleza com conquistas importantes e inéditas: Campeão Brasileiro Série B (2018), Campeão do Campeonato Cearense (2019) e Campeão da Copa do Nordeste (2019).

Foto: Reprodução twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário