Um garotinho mais que especial vem fazendo sucesso nas redes sociais em Currais Novos no Rio Grande do Norte com mensagens e vídeos criativos. É o pequeno Arizinho Brito que no seu instagram já ultrapassa dezessete mil seguidores. Ele tem 9 anos, síndrome de down e mostra que é possível ter um dia a dia como o de qualquer outra criança.
A síndrome de Down é uma alteração genética que atinge cerca de 1 a cada 700 bebês nascidos vivos. No Brasil, 350 mil famílias tentam todos os dias diminuir as limitações e encontrar mais espaço. O garoto faz sucesso no Instagram com a conta @arizinhodown e exerce um papel importante contra o preconceito.
Os pais, Arioston Brito e Luzia Eremita, são só orgulho e felicidade com o filho mais do que especial. O perfil do Instagram e o canal no Youtube são administrados pela a irmã do pequeno influenciador digital, Loyse Brito e o cunhado Itamar Diniz com o monitoramento da mãe Luzia Eremita, eles mostram o cotidiano do garotinho e a luta contra a discriminação. A idéia é uma forma subliminar de mostrar que o Arizinho pode ser independente e de esclarecer para muita gente que a criança com síndrome de Down e a sua família podem se divertir, sair, viajar e ter uma vida completa.
Arizinho começou a estudar com 2 anos e 11 meses numa escola de ensino regular, mas desde os 8 meses que ele freqüenta um Centro de Reabilitação Infantil que conta com atividades pedagógicas. Atualmente está cursando a 5ª serie do ensino fundamental e a sua disciplina favorita é ciências.
A sua história como influenciador digital começou aos 8 anos, precisamente no dia 24/08/2018, foi nessa data que ele criou seu perfil no instagram, inicialmente postava apenas fotos e stories, não demorou muito tempo para o numero de seguidores aumentasse e os mesmos foram pedindo para postar vídeos nos stories no feed. Então, o seu perfil do instagram passou a ter vídeos também, vídeos do dia a dia, e o pessoal foi gostando cada vez mais. E ano passado ele criou o seu canal no Youtube.
O sucesso de Arizinho está muito além das publicações e videos que são postados, mas também de passar e mostrar para seus seguidores que a criança que tem Síndrome de Down, ela não tem limites e que ser DIFERENTE é NORMAL.
Arizinho já cantou no palco com Dorgival Dantas, o poeta da musica romântica num show realizado em Currais Novos em julho de 2019. E Tirullipa repostou um dos seus vídeos e na postagem fez o convite de querer conhecer e fazer um vídeo junto com Arizinho.
Com exclusividade o Canal e Blog De Olho no Lance conversou com esse influenciador digital que tem feito sucesso na internet com mensagens e vídeos criativos; e o principal tem nos ensinado todos os dias que não há limites para ser feliz e que ser diferente é normal.
BATE BOLA COM ARIZINHO DOWN:
Como é ser um promotor da inclusão?
É ser quem eu sou, com as minhas limitações, descobertas, qualidades e talento. Promovendo e mostrando inclusão, e principalmente, mostrando o dia a dia de uma criança com Síndrome de Down, assim, as pessoas vão percebendo que não há nada de diferente, sou como qualquer criança. Mostro que posso ocupar qualquer lugar da sociedade, aliás, é um direito da pessoa com deficiência. Passou o tempo que não éramos vistos, que éramos escondidos, meu maior objetivo é esse, da voz, imagem e espaço a pessoa com deficiência, aliás, nossa deficiência não pode ser vista como algo ANORMAL! E quanto às limitações? Todo mundo tem as suas, as minhas eu enfrento todos os dias e quase sempre consigo vencê-las.
Como surgiu a idéia de criar vídeos?
Aconteceu da seguinte forma, foi bem na época que os Youtubers começaram a ganhar mais visibilidade, e Arizinho assistindo alguns canais de Youtubers infantis questionou porque ele não tinha visto nenhum Youtuber com Sindrome de Down, logo, ficamos sem ação, e falamos que ele ia ser o primeiro Youtuber com Síndrome de Down, e o próximo passo seria criar os vídeos para ele postar no canal. E quando postávamos no Canal do Youtube, postávamos também no Instagram, e sempre no Instagram tinha mais repercussão. O primeiro vídeo que ganhou repercussão nacional foi uma releitura do Auto da Compadecida, esse vídeo foi repostado, curtido e elogiado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele.
Como foi conhecer e cantar com o Dorgival Dantas?
Quem intermediou esse grande encontro foi o nosso senador do Rio Grande do Norte Styverson Valentim. Conhecer Dorgival Dantas foi incrível, porque eu amo a música “Destá”, conversamos muito e no meio da conversa ele me convidou para cantar com ele a noite, na tradicional vaquejada de Currais Novos, para mais de 20.000 pessoas. Não pensei duas vezes, aceitei e dei um show!
Dorgival Dantas é um ser humano muito humilde e especial.
Arizinho você tem inspirado muita gente através de seus stories e publicações, como tem sido a receptividade das pessoas com relação à mensagem que tem passado: a Síndrome de Down no ARI é só um detalhe?
Recebemos mensagens diariamente do tipo “Eu pensava que Síndrome de Down era algo mais grave...” e quando mostramos o dia a dia de Arizinho, consequentemente, estamos disseminando uma informação de que a criança com Síndrome de Down é capaz de tudo, e assim, combatemos um preconceito “PRÉ-CONCEITO” que as pessoas têm a cerca dessa alteração genética. A mensagem estampada no perfil de Arizinho tem esse significado: A síndrome de Down é só um pequeno detalhe, uma característica como qualquer outra, e ele não se resume apenas a uma característica! E com isso, muitos pais de crianças com síndrome de Down, nos relata que encontra força, esperança, e calma ao ver as coisas de Arizinho, porque esses pais acabam descobrindo que a Síndrome de Down é só um pequeno detalhe nos filhos deles também!
Esses dias o Tirullipa repostou um vídeo seu que está fazendo muito sucesso e inclusive quer lhe conhecer e gravar juntos. Qual foi a sensação de quando viu a publicação e fala um pouco de como reagiu ao convite do Tirullipa?
Totalmente uma surpresa, não esperava tanto sucesso e principalmente, não esperava que ele repostaria. Tirullipa é gigante, incrível, muito inteligente. Foi uma alegria imensa, sentimento de gratidão enorme! Quanto ao convite, reagimos da forma mais positiva possível. Gravar com Tirullipa é um sonho, uma conquista sem tamanho. Imagina aí: A uns 40, 50 anos atrás, quando nascia uma criança com deficiência, essa criança era escondida, aprisionada, e hoje, uma criança com Sindrome de Down receber um convite para gravar junto de um dos maiores caras do humor brasileiro para ser postado para mais de 15 milhões de pessoas, é uma vitória e visibilidade muito rica para pessoa com deficiência.
Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Sempre acredite nos seus sonhos, e principalmente, acredite em você. Não existe limitação para aquele que ESCOLHEU vencer!
Instagram: @ arizinhodown
Youtube: Arizinho Down
Nenhum comentário:
Postar um comentário